sexta-feira, 20 de agosto de 2010

CURSO A DISTÂNCIA EM TÉCNICA VOCAL PARA O CANTO ( Autora MT Adriana Maurina Chaplin Savedra de Araujo)







RESUMO



O desenvolvimento das artes, em especial a música, tem feito parte da vida de muitas pessoas independente de classe social e como aparato de desenvolvimento natural do ser humano. Este trabalho vem para acrescentar e abrir espaço para que grupos interessados em aprender a Técnica Vocal para o Canto, suas técnicas e necessidades de treinamento físico, sonoro e musical, além, de ter a oportunidade de produzi-lo e adquirir conhecimentos sobre este ensino, de forma correta. A EAD com sua modalidade diferenciada propicia, maiores condições para ao acesso de pessoas de todos os níveis sociais e econômicos a cursar , em função das facilidades de momentos de aprendizagem que podem ser assíncronos ou síncronos , mas que dispõem de todos os aparatos tecnológicos e orientações necessárias para uma eficaz construção de conhecimentos.

Palavras-chave: Técnica vocal; Canto; Educação a Distância.






ABSTRACT


The Art Development, music in special way, have been present on people’s way of life, independent of social class and acting like a human been development apparatus. This Project, comes to add and to make possible to people grups that have been intereste in sing vocal tecnique learnning, its exercises and phusical, sound and musical trainning, above that to have possibility to produce and t obtain knowledge about the pratice in the right way.
The Distance Education , With its flexibility way, allows, more condiction to the people of diferentes social and economic levels to course, in terms of the learn time facilities that can be sunchronal and asynchronous, but avaible the tecnology apparatus and necessary instruction to become an affective Knowledge Construction.




Key word: Vocal Technique; Sing; Distance Educacion.





1 INTRODUÇÃO


Por anos, a aprendizagem da forma correta de cantar e a postura da voz tem sido um objetivo a alcançar por diversas pessoas de faixas etárias diferentes, interessadas na música e no canto. Por este motivo, a história da música vocal, desde seus primórdios, tem-se modificado e ampliado a cada novo século através de novas experiências feitas com som e o que se pode produzir com ele. O desenvolvimento em cada área musical vem se expandindo acerca das necessidades que a música provoca nas pessoas em apreciá-la, entendê-la e mesmo aprendê-la .
Nestes aspectos, cada objetivo vocal parte de pressupostos diferentes, de formas e dinâmicas particulares em seu estudo e modo de vivenciar a aprendizagem musical. No presente trabalho será encaminhada especificamente uma das modalidades possíveis dentro dos aspectos musicais: técnica vocal para o canto.
Como um todo, as experiências musicais fazem parte do nosso cotidiano – vivemos cercados por som e pelo som e o utilizamos constantemente, de acordo com nossa necessidade. Atualmente, o que fica bastante claro, é a existência ou não da consciência da percepção sonora, e neste contexto especificamente, a percepção musical.
A importância do desenvolvimento da percepção sonora, segundo Schoenberg (2001), vem desde os sons que o ser humano percebe dentro do ventre materno e que ao nascer continuarão a fazer parte agrupados a outros sons novos no dia-a-dia do bebê, da criança, do adolescente, jovem e adulto. A percepção musical tem seu papel importante no decorrer da vida de um ser humano, pois, parte dela a organização sonora latente incluindo sons guturais e todos os sons produzidos por nossa voz.


1.1 O Canto e sua História


Nos alicerces da música, segundo Grout (1988), a técnica do canto desde o período medieval tem sua valorização acentuada. Ao citarmos pontos sobre ela é plausível que observemos mais atenciosamente o instrumento utilizado para a voz – que é uma das forma mais antigas de música. Há relatos anteriores à Idade Média, observados em inúmeras bibliografias, sobre a utilização do canto em rituais sagrados de dança e prática coletiva do canto na antiga Mesopotâmia , no Egito e Grécia antiga, como também, canto gregoriano datado, segundo Grout (1988), em torno dos séculos II a V. As peças musicais cantadas eram inicialmente monofônica caracterizada pelo cantochão e interpretadas por vozes masculinas com registros conhecidos atualmente como falsete nos agudos, pois, as mulheres eram proibidas de cantar. Posteriormente com a composição de peças polifônicas, houve elementos para vozes masculinas e em diversos registros e alturas como graves, médios e agudos originando as possibilidades de formação de grupetos e corais.
Já no período renascentista as vozes femininas ganharam seu espaço, juntamente com a dinâmica, o virtuosismo vocal com uma inicial conjuntura teatral e vozes líricas bastantes posturadas.
Em meados do período barroco, houve o grande estouro da opera, influenciada pelo canto e pelo teatro, paralelo a vozes masculinas de caráter castrate e agudo tornaram-se cantores de grande valor, além, de serem utilizados nas igrejas católicas (Grout,1998).Com um estilo clássico os cantores e compositores tornaram a ópera mais desenvolvida em detalhes, ornamentos, arranjos e composições para o canto produzindo vozes com mais dramaticidade e ressonância, caracterizando o romantismo intrínseco em palavras, gestos e intensidade sonora. O século XX é marcado pela incidência e utilização de novas estruturas para aprendizagem do canto, percebendo a importância de exercícios respiratórios e, técnicas para a voz recitada e cantada, além de atributos tecnológicos advindos deste século e especializando-se em recursos para modificações e adaptações de vozes e composições musicais, o que a partir dos anos 50 registrou-se uma maior democratização de estilos na música vocal instaurando-se as chamadas músicas urbanas, iniciando vários movimentos e, tornando o canto mais amplo em estilos, formas e extensões medianas não tão extremas como no canto lírico, (Grout 1988).
Atualmente, estudam-se diversas linhas no canto, tanto as predominâncias líricas como as populares, valorizando pontos onde cada estilo enquadra-se nos objetivos de seus executantes.


1.1.1 A Voz e sua Estrutura

Segundo Marsola (2001), para a utilização da voz em atividades que promovam a aprendizagem, há vários aspectos a serem observados, os quais são apresentados na seqüência desse texto.
1.1.2 Tipos de Voz

Cada ser humano possui um tipo de voz, ou seja, uma tessitura, uma extensão e/ou registro, que pode ter peculiaridades eruditas ou populares em sua classificação adulta:






Extensão


É a distância em freqüência sonoras audíveis que a voz consegue percorrer com limitações agudas e graves.



Tessitura


É a distância em freqüência sonoras audíveis, que a voz do cantor emite com maior homogeneidade em torno de uma oitava e meia.




Registro Médio

É a emissão central de sons que a voz consegue produzir sem muito esforço em torno de uma oitava.




A classificação das vozes infanto-juvenil é bastante particular, no entanto o mais usual é a classificação grave e aguda, com bastante cuidado para a utilização de peças e arranjos adequados a tonalidades da voz desta faixa etária, principalmente pela mudança natural da voz na adolescência utilizando-se da ferramenta de transposição tonal como exercício de acomodação vocal.


1.1.2.1 Respiração e sua Importância no Canto


Pela respiração é possível a entrada e saída do ar no organismo humano, bem como a produção sonora, pois, o ar que sai pela laringe faz vibrar as pregas vocais, para a audição deste som as cavidades como a faringe , boca e nariz auxiliam na expansão do som. No canto além de utilizarmos as cavidades, é importante o uso do diafragma e músculos da barriga e tórax.





1.1.2.2 Pregas Vocais


As pregas vocais se localizam na laringe que ao passar o ar por ela transforma em som e passa para o aparelho ressonador. As pregas (figura B), produzem fonemas juntamente com seus articuladores, a língua, palato mole e duro, mandíbula e lábio, em função da modificação da corrente de ar que vem dos pulmões (figura C).


1.1.2.3 Caixa de Ressonância


O ar ao chegar as pregas vocais produz sons sem amplificação. No organismo temos vários ressonadores, que ampliam o som produzido pelas pregas vocais que seriam a faringe, traquéia, pulmões, brônquios, cavidades bucais e da face




1.2 A Educação a Distância no Brasil


A EAD é uma modalidade de ensino reconhecida no Brasil desde 1996 pela Lei Nº 9394/96 (SENAC, 2006). Quanto a sua caracterização, o decreto Nº5622/05 apresenta a EAD como modalidade educacional , que utiliza meios e tecnologias da informação e comunicação desenvolvendo atividades educativas a distancia. Anterior à referida Lei, haviam tentativas informais de educação a distância com materiais principalmente impressos, para sua realização.
É possível citar vários aspectos que caracterizam a EAD como multiplicadora de recursos pedagógicos mediando a construção de conhecimentos individual ou coletivo; autonomia de estudo na escola de tempo e espaço geográfico; eficiência em organizar estruturalmente aparatos tecnológicos o qual ela desencadeia e utiliza.
A EAD é uma modalidade de ensino que pode ser modificada estruturalmente, devido a vários campos e áreas em que podemos utilizá-la. Num primeiro momento a EAD se limitava a utilização de material impresso, após esta fase, utilizou-se de canais de comunicação, como a televisão, o rádio, além do material impresso, na fase atual, atua com inúmeras tecnologias como ferramentas da web, comunicação via satélite, aparelhos de áudio e vídeo, entre outros o que deixa a EAD ainda mais futurista é sua não acomodação das formas de aprendizagem que irão fazer parte do contexto educacional da modalidade devido o contínuo progresso tecnológico, o que torna a visão da educação atualmente no Brasil com laços tímidos por nem todos terem condição econômicas e sociais sustentável para utilizá-la, mas por muitas ferramentas já fazerem parte do cotidiano do brasileiro, principalmente aqueles os quais a distância geográfica preconizava o abandono escolar, mas que hoje com o surgimento de novas práticas educativas, chegam ao alcance de todos.
Vivemos num mundo globalizado, a EAD tem uma profunda relação com a tecnologia eficaz e rápida que advém da globalização, o qual convida muitos profissionais a utilizarem-se dela para atualização profissional constante e busca e aquisição de conhecimentos inovadores.
Sabendo que no processo de democratização do Brasil muitos estudantes não possuem aparatos e recursos sociais que os auxiliem a estudar a distância, acredita-se ser o avanço da tecnologia, seu crescimento e o barateamento de ferramentas, uma grande possibilidade de utilização destes recursos por parte das classes sociais mais deficientes financeiramente. Vejo a EAD, como uma possibilidade autônoma de aquisição de conhecimento e ampliação intelectual de qualidade veloz e eficaz na sociedade atual, onde tutores e alunos inter-relacionem-se síncrona e assincronamente de forma a construir continuamente novas possibilidades de ferramentas tecnológicas e necessidades de estudo e aprimoramento.



1.3 Justificativa


No século em que vivemos, com tanta tecnologia e com o retorno das necessidades do desenvolvimento das artes na composição do conhecimento individual,a inteligência musical é uma das múltiplas inteligências propostas por Gardner (1995). O canto tem sido uma das formas de expressão musical bastante utilizada e procurada no desenvolvimento da percepção sonora, socialização, conhecimento musical, técnicas de colocação de voz, afinação, técnicas de respiração, até o bem estar pessoal , pois, uma das facilidades do canto é de que cada indivíduo possui seu “instrumento musical” necessário no seu próprio organismo possibilitando o aprendizado de um público sem nenhum conhecimento.
Mesmo sabendo que o canto há vários séculos tem sido utilizado, executado e apreciado é possível obtermos hoje com mais precisão e discernimento a ampliação de recursos sonoros que a voz cantada é capaz de produzir .
Oferecer um curso de canto na modalidade a distância é uma oportunidade de ampliar interesses e interessados a cursá-lo, pois há aumento de acessibilidade de participantes em áreas geograficamente restritas a este tipo de curso, além de participantes que não disponibilizam de tempo em períodos de expediente regular de cursos de canto presenciais, possibilitando os interessados no curso a cursá-lo sem a necessidade de se ausentar do trabalho, definido assim o seu tempo e espaço para o estudo.






2 OBJETIVOS


2.1 Objetivo Geral

Criar um curso de técnica vocal para o canto na modalidade de Educação a Distância.


2.2 Objetivos Específicos

 Estabelecer parceria com a Fundação Franklin Cascaes para a oferta do curso a Distância em Técnica Vocal para o canto.
 Selecionar e produzir material didático do curso.
 Disponibilizar um suporte técnico e pedagógico para o desenvolvimento e acompanhamento do curso.
 Adequações dos materiais didáticos conforme as mídias a serem utilizadas.
 Definir e agendar os locais para os encontros presenciais.
 Divulgar os prazos para inscrição e realizar matrícula no curso.


3 METODOLOGIA


Sabe-se que o ensino e aprendizagem da Educação Musical, e especificamente em áreas direcionadas da música, vem se modificando em sua prática pedagógica como todo ensino formal: vem se atualizando e procurando adquirir novas fontes de conhecimento de forma que as mesmas traduzam e estimulem a exploração de significados e objetivos a serem cumpridos.
Os aspectos metodológicos do curso de canto serão voltados a uma abordagem entrelaçada às práticas culturais e educacionais, mais especificamente, uma abordagem sócio-cultural, proposta por Vygotsky (1999) de forma a mediar conhecimentos, com uma estrutura de construção de conhecimento em que os tutores irão agir como facilitadores e veículos de condução, tendo como papel principal, a criação de condições para que se democratize o conhecimento, levando em conta um ponto bastante significativo: a criatividade e exploração da produção sonora de cada aluno, seguindo a metodologia de Feuerstein (1983).
Com a acessibilidade de informações pela ampliação das tecnologias, é possível imaginar o contexto educacional num processo interativo, pois, através desta conduta, alunos e tutores podem chegar à aprendizagem, utilizando-se do levantamento de hipóteses, da necessidade de busca de conhecimento e pesquisas, a discussão e a reflexão, avançando assim, no processo dinâmico do conhecimento.

3.1 Público Alvo / Pré-requisito

O público alvo do curso de canto será constituído por jovens e adultos acima de 18 anos (por estar com sua mudança natural da voz completa) e adultos que se interessem pelo conhecimento básico da técnica de canto e suas prerrogativas. É necessário que os participantes tenham acesso a algumas tecnologias como um computador equipado com acesso a internet, programa que execute (grave e reproduza sons) os arquivos do Windows Áudio Vídeo Excellence (WAVE) ou MPEG1 layer 3 (MP3), kit multimídia (microfone e saída de som) e aparelho de CD áudio.
Será indispensável a entrega, no momento da inscrição, de um exame de videolaringoscopia, feito por um profissional da área de otorrinolaringologia., para evitar o desconforto e prejudicar a saúde vocal de cada participante.


3.2 Modalidade

O curso será oferecido na modalidade a distância, com encontros e atividades presenciais e atividades e estudos a distância, onde em ambos o tutor estará sempre aberto a discussões e dúvidas a serem tiradas.

3.3 Vagas

Serão oferecidas neste curso o máximo de 40 (quarenta) vagas e o mínimo de 30 vagas. O pretendido para atender e abrir a turma, com toda a estrutura física , materiais e pessoal é de no mínimo 30 (trinta) vagas.

3.4 Carga Horária

O curso terá 20h/a de momentos presenciais e 75h/a realizados a distância, totalizando: 95h/a .
O tempo para definição de h/a será de 60 (sessenta) minutos.

3.5 Duração

O Curso de Técnica Vocal para o Canto iniciará dia 07/03/2009, com o primeiro encontro presencial visando a apresentação do curso e a ambientação dos alunos no ambiente virtual de aprendizagem. A conclusão acontecerá dia 27/06/2009, com a apresentação dos alunos e mostra de final do curso, conforme o cronograma apresentado no item adiante.




3.6 Estrutura do Curso

O Curso de Técnica Vocal para o Canto será organizado e promovido pelo Tutor, ora proponente desse projeto, e financiado pelos participantes, sendo realizado em 5 (cinco) módulos de 3 (três) semanas cada, a distância. No decorrer de cada módulo serão desenvolvidos três temas e abordagens diferenciadas do canto, separadas um tema para cada semana.
Presencialmente acontecerão 5 (cinco) encontros, onde o primeiro tratará da apresentação do curso, conhecimento dos alunos e avaliação de suas vozes, com aplicações de atividades do canto; os demais farão parte de atividades realizadas durante os módulos como suporte para o aprendizado, exercícios de técnica vocal e apreciação sonora e o momento presencial de tirar dúvidas especificas da prática do canto.
A realização das aulas presenciais será em uma sala alugada no Teatro da UBRO, sediado na rua Pedro Soares no bairro Centro em Florianópolis –SC. Estabelecimento o qual já possuirá (com a organização prévia por parte dos realizadores do curso) o material necessário para as aulas presenciais como: piano e/ou outro instrumento musical, cadeiras, quadro branco (canetas e apagadores), reprodutor de CD e um projetor multimídia (com laptop e telão).
Será disponibilizado aos alunos na ferramenta fórum um tópico exclusivo de comunicação com o tutor para dissoluções de dúvidas relacionadas às atividades descritivas e práticas, sempre observando o caráter de levantamento de hipóteses, e reflexão.
A organização dos temas e definições de atividades teóricas e práticas serão do Tutor, assim como a avaliação conceitual de cada atividade enviada no modelo descritivo para cada aluno.


3.6.1 Recursos Tecnológicos e Didáticos


Serão utilizados vários recursos tecnológicos durante o curso, como CD áudio com exemplos de peças musicais e exercícios práticos de respiração, técnica vocal e vocalizes, produzidos pelo Tutor.
O AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) utilizado será o Moodle, que é um software livre e gratuito, criado em 2001, para administrar atividades e comunicação com a educação, onde facilitará a interação e intercomunicação dos alunos do curso.
Neste ambiente utilizar-se-á as ferramentas de chat, fórum, tarefa e diário.


3.6.1.1 Chat

É a ferramenta onde será feita troca de informações e mesmo arquivos e bate-papos entre alunos X alunos X Tutor , com intercomunicação síncrona.

3.6.1.2 Fórum

É o espaço onde serão discutidas, debatidas, articuladas e planejadas coletivamente as atividades de cada módulo de forma assíncrona, além de ser utilizada com um tópico específico de comunicação com o tutor para dúvidas e informações.

3.6.1.3 Tarefa

Ferramenta onde o tutor direcionará a atividade e após o envio do aluno o tutor fará o feedback.

3.6.2 Diário

Está ferramenta será utilizada no final do curso para avaliação final do curso pelos alunos, dando suas opiniões e apresentando descritivamente o que foi apreendido no curso para o tutor.

3.6.3 Material Didático

O material didático (textos e material informativo de estudos) será disponibilizado diretamente no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) aos alunos onde o mesmo poderá baixar e salvar em outro dispositivo, além de fazer a impressão. Os CD de áudio com exercícios serão entregues aos alunos no primeiro encontro presencial juntamente com todo o material necessário e explicações do curso.


3.7 Estrutura do Curso

3.7.1 Objetivos

 Desenvolver a estrutura da linha melódica de peças musicais através de conhecimento da altura e duração da notação musical.

 Estabelecer relações com as técnicas de respiração às técnicas de produção vocal.

 Ampliar a capacidade sonora utilizando postura vocal necessária para o canto e aprimorar afinação;

 Executar vocalmente, peças musicais utilizando-se do conhecimento desenvolvido durante o período do curso.


3.7.2 Estrutura curricular

Para atender ao objetivo geral do curso que é promover a aquisição de conhecimentos básicos do canto, introduzindo suas práticas e formas de executá-lo corretamente, utilizando a tecnologia como ponto de alcance de intercomunicação com o conhecimento musical, a estrutura curricular foi dividida em 5 (cinco) módulos com 3 (três) semanas cada, onde o tema principal e sub temas serão desmembrados e desenvolvidos em diversas atividades, como:

 Trabalhos descritivos: leituras de textos disponibilizados pelo tutor no próprio AVA, tarefas complementares, exercícios e pesquisas, os quais os alunos deverão enviar ao Tutor para o Feedback do mesmo;
 Momentos de discussões e levantamento de hipóteses pelo Chat: onde poderão ser realizadas as atividades síncronas, sempre marcadas com antecedência (dia e horário) pelo Tutor, além dos próprios alunos poderem marcar entre si momentos de debates e conversas relacionadas ao curso;
 Trabalhos descritivos relacionados à inserção no fórum, de debates e a possibilidade de todos os participantes (alunos e tutores) entrelaçarem opiniões a respeito de um tema ou de temas em que cada participante elabore de forma assíncrona.
 Atividades práticas de treinamento de exercícios vocais utilizando-se do CD de áudio recebido no primeiro encontro, além de gravações, enviando on-line pelo programa WAVE ou MPEG1 apresentando seus resultados semanais ao tutor.


3.7.2.1 Módulos


Módulo 1 - Introdução ao canto/ Ambientação no AVA e aparatos que serão utilizados como o microfone. ( 15h/a a distância)

o Aspectos históricos do canto;
o Postura corporal ideal para o (a) cantor (a);
o Conhecendo a voz;
o A Importância do aquecimento vocal.

Módulo 2 - A aplicação da Respiração Diafragmática / Impostação Vocal no Canto e Cuidados com a Voz ( 15h/a a distância e 4h/a presencial)

o Respiração – respirar bem nos impulsiona a cantar bem;
o Conhecendo estruturas do corpo que nos auxiliam e produzem o som ;
o Utilização do aparelho fonador e respiração adequada para uma correta impostação vocal;
o Como evitar problemas com a voz cantada, o que o abuso vocal acarreta.


Módulo 3 – Afinação/ Iniciação a Leitura Musical e Notação musical. ( 15h/a a distância)

o O que é percepção auditiva e sonora, qual a diferença entre as duas;
o Aplicando a percepção sonora no desenvolvimento da afinação;
o Conhecer a partitura musical;
o Como acompanhar uma partitura vocal de música.

Módulo 4 – Projeção Vocal / Articulação e Ressonância. ( 15h/a a distância e 4h/a presencial)

o Coordenação da Articulação e Ressonância;
o A Projeção Vocal como resultado de uma correta Impostação Vocal;
o Controle do ar relativo ao estilo de música a ser cantada.

Módulo 5 – Qualidade sonora / Escolha correta de uma peça musical para o canto. ( 15h/a a distância e 4 h/a presencial)

o Aprimorando a qualidade sonora;
o Como escolher a peça musical que se adapta a cada tipo de voz pelo timbre, extensão e tessitura.
o Avaliação descritiva do curso de canto.


No primeiro encontro presencial será apresentado o curso, com explicações da navegação no AVA e procedimentos de gravação áudio para envio, além da entrega do material que será utilizado durante o curso como cd áudio, com exercícios respiratórios e vocais e informações pertinentes do desenvolver do curso como datas de início , encontros presenciais e encontro final de apresentação. Nos demais encontros presenciais, serão realizados exercícios e atividades práticas do canto relacionadas aos módulos.

Pedagoga, Musicista, Tutora e Musicoterapeuta Adriana Maurina Chaplin savedra de Araujo

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