sábado, 19 de maio de 2018

A utilização das técnicas musicoterapêuticas como recurso pedagógico na educação infantil e ensino fundamental anos iniciais.

A utilização das técnicas musicoterapêuticas como recurso pedagógico na educação infantil e ensino fundamental anos iniciais.

       Na educação infantil e ensino fundamental anos iniciais, aspectos da educação musical bem como as metodologias, ações práticas dessa vertente do campo das linguagens, quando tornada de conhecimento do professor pedagogo (licenciado) , pode, uma vez que disponha de um treinamento musical básico, ser uma ferramenta de abordagem do ensino com a música integrado. Com a musicoterapia não seria diferente. Embora não será a pratica com objetivo terapêutico, as abordagens metodológicas do processo terapêutico em musicoterapia podem ou poderiam ser incluídas como possibilidade de atividades a serem usados pelos professores. Não com objetivos terapêuticos, mas com finalidades pedagógicas. 


      É certo que muitas vezes os currículos dos cursos de pedagogia tem que contemplar os diversos campos do conhecimento do processo de ensino-aprendizagem em educação infantil e/ou ensino fundamental (linguagens, matemáticas, ciências da natureza e ciências humanas) que adentrarão por diversos níveis escolares, porém, nada impede dos próprios estudantes de pedagogia e mesmo professores já atuantes se inteirar com os processos metodológicos e abordagens técnico-musicais das formas de ação em musicoterapia. Mesmo o professor de música quando instrumentado em musicoterapia, ele pode de alguma forma “pegar emprestado” tais técnicas das práticas em musicoterapia e utilizar no seu segmento. Novamente repito, o que vai muitas vezes diferir a musicoterapia da musicalização, é o olhar terapêutico do olhar músico-pedagógico. Atividades como imitação sonora, improvisação livre, ou mesmo mesclar com a atividade músico pedagógica em canções ou mesmo exercícios vocais no processo de pré-alfabetização, fonalização poderão ser sempre uma ação bem adequada para o processo pedagógico de aprendizagem, e aquisição e apropriação da linguagem e comunicação através da música, do som, bem como ação na memória e no próprio manuseio de fontes sonoras (instrumentos musicais) e a brincadeira com o som e a música e a dialógica musical.



     Acredito que no contexto escolar o objetivo será sempre o pedagógico buscando um pleno desenvolvimento dos alunos (em suas particularidades também) e nesse sentido essa abordagem de técnicas entre áreas distintas vem de certa forma até valorizar as diversas possibilidades e métodos tanto da educação musical quanto da musicoterapia, ficando então a dica para os professores principalmente de educação infantil e ensino fundamental de formação pedagógica experimentarem essa possibilidade.

Mt. Darcy Chaplin Savedra De Araujo
Musicoterapeuta e Educador Musical

Nenhum comentário:

Postar um comentário