quinta-feira, 14 de agosto de 2014

O que é afasia progressiva primária (app)





Como a doença começa e o que acontece com o tempo? 

Muitas vezes, no início, as pessoas experimentam a dificuldade de encontrar as palavras ou nomes de pessoas e lugares. Com o tempo as dificuldades vão se tornando mais acentuadas e podem comprometer outras habilidades como a compreensão da linguagem,a capacidade de formar frases corretamente, a pronúncia das palavras (articulação), a melodia da fala (prosódia), a leitura e a escrita. Em fases avançadas, os pacientes podem ficar mudos. Com o avanço da doença, outras habilidades mentais que estavam preservadas nos primeiros anos da doença podem ficar comprometidas, no entanto, o comprometimento da linguagem permanece como o sintoma mais grave.



Em que idade pode acontecer a APP?
É um pouco mais freqüente antes do 65 anos, mas a APP pode surgir depois e, às vezes, bem mais tardiamente.



A APP manifesta-se sempre da mesma forma?
Não. A APP pode se manifestar de diferentes formas e, por isso, são encontradas diferentes variantes. Os tipos mais comuns são: afasia progressiva não-fluente/agramática, demência semântica e afasia progressiva logopênica.



O que é demência semântica?
É uma variante da APP, sendo que as características principais são a dificuldade de lembrar os nomes de coisas e pessoas e de compreender o significado de palavras previamente conhecidas. Além disso, as pessoas com demência semântica podem passar a apresentar dificuldades ortográficas na leitura e escrita de determinadas palavras e de reconhecer os rostos das pessoas. Alterações do comportamento costumam acontecer, discretas no início, mas que podem se acentuar com o decorrer da doença.



O que é afasia progressiva não-fluente/agramática?
É outra variante da APP cujos sintomas principais são a perda gradativa da capacidade de pronunciar palavras e/ou de formar frases corretamente. Ou seja, apesar de saberem o que querem comunicar, esses pacientes apresentam dificuldades para se expressar oralmente e por escrito e vão perdendo a capacidade de falar e escrever fluentemente. Ocorrem dificuldades para programar os movimentos da fala, o que leva à ocorrência de trocas de sons, pausas e hesitações, sintoma conhecido como apraxia de fala. Na construção das frases, esses pacientes geralmente omitem palavras gramaticais, como por exemplo, conjugações de verbos, conjunções e preposições, tornando sua fala telegráfica, sintoma conhecido como agramatismo. Ocorrem também dificuldades para ler e escrever (dislexia, disgrafia).



O que é afasia progressiva logopênica?
O termo logopenia evoca o significado de "erosão da linguagem". A afasia logopênica tem como características as disfluências (pausas, repetições, hesitações e dificuldade de produzir palavras no tempo do discurso) ao lado da anomia (dificuldade para nomear figuras). Para que um indivíduo seja classificado como afásico logopênico, é necessária a presença das seguintes alterações na linguagem: fala lenta, com pausas, hesitações e dificuldades de emprego de palavras no diálogo, e decréscimo de ritmo; trocas de sons da fala; e dificuldade emprego de palavras em situações de narrativa. 
O indivíduo com afasia progressiva logopênica é capaz de construir sentenças simples e não tem dificuldades para movimentar os lábios, língua, mandíbula ou véu palatino. A compreensão da linguagem está preservada para palavras isoladas e sentenças simples. A principal dificuldade é com o processamento de muitas informações da linguagem, no tempo exigido pelo discurso.

Music Therapy



Como é o tratamento da APP?
Não existe ainda um tratamento medicamentoso para a APP. Mas o médico poderá recomendar medicamentos para minimizar alguns problemas decorrentes da doença. Atualmente, alguns estudos mostram que a reabilitação fonoaudiológica pode auxiliar os indivíduos a aprenderem a lidar com seus problemas de comunicação e, em alguns casos manter ou recuperar certas habilidades, como por exemplo, reaprender nomes de amigos, familiares e objetos usados no seu dia-a-dia. É importante também que a família seja orientada para maximizar a compreensão e expressão nas situações do cotidiano.


Fonte:GNCC




Musicoterapeutas : 
Mtª  Adriana Maurina Chaplin Savedra de Araujo
Mt º Darcy Chaplin Savedra de Araujo