terça-feira, 3 de maio de 2011

OS ELOS PERDIDOS.....



Interessante esta frase.. "os elos perdidos" o que compreenderia exatamente isto?
-Se analizassemos num sentido social, poderiamos ver que realmente muitos elos já se perderam a muito tempo, elos como: familiar, o educacional, o cultural e os que dizem respeito a ética e ao bom senso.
Elos que retratam, relembram e nos codificam aos valores positivos da vida em sociedade. Parando alguns minutos hoje, enquanto escrevo esta postagem, percebo que até mesmo eu que me preocupo com estas questões também deixei alguns elos para trás.....- sinto que não os positivos (ainda bem) visualizo elos de ransos, elos de deterioração profissional, de acomodação ao tradicional , o que é bem diferente do cultural, elos de acúmulo de informações e mágoas deixadas pelas pessoas; - é o próprio ser humano que precisa do outro para construir-se , tem a capacidade de usar-se do outro para progredir, para subir, para acender profissional e emocionamente, sim, emocionalmente , porquê? - por que, se não se tem a capacidade de avançar sem usar pessoas como escadas você não tem constituição emocional para perseverar na sua condição de "chegada" , no local desejado, pois ele legalmente não é seu.
Olho para toda minha história e percebo que muitas das partes dela não são importantes para nada nem para ninguém , por mais que alguém diga { não, tudo o que você faz ou fez é importante e significativo} , não acredito nisso mesmo... está mais do que na hora de deixamos o protencionismo, as palavras aveludadas e deixar o: tudo é significativo, de lado um pouco , sendo sincera, realmente nem tudo é significativo, nem tudo adianta, nem tudo vale a pena , nem tudo é aproveitável.
Sejamos sincero e justos conosco, deixemos o fingimento, as palavras de veemencia e as frases pragmáticas se esvaziarem , precisamos deste tempo para nós , precisamos de alguns minutos para nos esvaziar, para nos trazer a tona , para nos fazer imergir do fundo do oceano que é nossa vida, seja ela a familiar , a profissional , a afetiva, não importa precisamos perder elos e encontrar outros, precisamos guardar elos e criar outros, precisamos deixar elos mesmo que não querendo para que outros sejam incorporados a nós, precisamos sair do lugar confortável que elos nos produzem , nos afirmam e após nos limitam ...


MTª Adriana Maurina Chaplin Savedra de Araujo

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

POR QUE ESTUDAR MÚSICA????!!!



http://professordarcyaraujo.blogspot.com/

Por que estudar música?
Pesquisas comparativas feitas em áreas cognitivas, motoras, de saúde e percepção são conclusivas quanto às vantagens dos que estudam música.


Celso Brescia Leal

Em todo o mundo muito se tem pesquisado e escrito sobre os benefícios de estudar música. Hoje este tema é abordado em diversos campos da ciência como na medicina, psicologia e pedagogia. A literatura sobre o assunto é extensa, numerosos artigos, textos e livros têm sido editados; eles trazem algum aprofundamento teórico e estão apoiados em pesquisas comparativas. As comparações são realizadas com dois grupos distintos, sendo um composto por estudantes de música e outro por não estudantes de música. Pesquisas feitas em áreas cognitivas, motoras, de saúde e percepção são conclusivas quanto às vantagens dos que estudam música.

Talvez o mais importante de se estudar música seja a diversão, a socialização e o prazer de fazer música, porém, enquanto nos divertimos desenvolvemos certas habilidades e competências que são úteis em diversos outros departamentos de nossas vidas. A lista de benefícios para quem faz música é bem grande e inclui melhorias em:

* Processos da linguagem;
* Inteligência espacial;
* Criatividade;
* Paciência;
* Lógica;
* Precisão física e mental;
* Maior identificação com outras culturas, portanto maior tolerância;
* Performance nas matérias do currículo regular (em todas as matérias);
* Comportamento das crianças em salas de aula;
* Concentração;
* Disciplina;
* O estudo de música ajuda a enfrentar desafios e assumir riscos;
* O estudo de música ajuda no desenvolvimento emocional;
* Tocar instrumentos fortalece e melhora a coordenação motora;
* Na saúde: a música cura ajudando a combater o mal de Alzheimer, a reduzir os sentimentos de ansiedade, solidão e depressão, a diminuir o estresse; além de reforçar o sistema imunológico, ajuda a evitar osteoporose, etc;
* Relacionamento interpessoal pela convivência em grupo.

O estudo de música é generoso pois nos traz saúde, física e mental, nos diverte, não impõe idade ou físico padrão, nos ensina a sermos mais tolerantes conosco e conseqüentemente com os outros, nos ensina a superar obstáculos de forma prazerosa e traz a interação ao invés da competição (um alívio para nossas vidas que enfrentam competição no trânsito, nos esportes, na vida profissional, na ditadura do “físico perfeito”, etc.).

Qualquer pessoa em qualquer idade pode estudar música, musicalizando-se e aprendendo a tocar um instrumento. Tocamos para os outros e em comunhão com quem ouve. Esta integração tocar/ouvir é uma integração de emoções, poética e sensível, onde todos se beneficiam.

Quando tocamos com nossos amigos em uma banda e cada um tem de fazer o melhor de si para que a meta seja alcançada, esta integração também está presente.

Além disso, quem estuda música torna-se um ouvinte mais qualificado, amplia seu prazer na escuta e seus critérios estéticos musicais.

Acredito que uma sociedade onde o estudo de música esteja presente, pode ser melhor em termos humanos, de qualidade de vida, mais criativa, tolerante e alegre.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Aulas e Atendimentos

Trabalhamos com aulas individuais de violão nas modalidades clássica ou popular, vilolino, flauta tranversal, flauta doce e contralto, pifano, piano, teclado, técnica vocal (canto) nas modalidade lírico e popular, musicalização infantil, teoria muiscal para vestibular, teoria musical básica, intermediária e avançada, harmonia, contraponto e improvisão musical para alunos avançados.Atendimento MUSICOTERÁPICO clínico individualizado.
telefone : 32252606 Centro de Florianópolis SC.
Adri Maurina Darcy Araujo

Criar seu atalho

AÇÕES E OBJETIVOS

A Educação musical: ensino da prática musical bem como seus elementos teórico-práticos em instituções formais (escolas)ou informal( particular).

Musicoterapia: É a utilização da música e seus elementos como agente mediador no tratamento de neuro ou psicopatologia, problemas cognitivos ou manetendor da qualidade de vida de pessoas que buscam na musicoterapia saúde emocional sem necessariamente estar com o diagnóstico neuro ou psicopatológico.

A tutoria visa a orientação acadêmica, acompanhamento pedagógico e avaliação da aprendizagem dos alunos a distância. Para isso o tutor deve possuir um papel profissional com capacidades, habilidades e competências inerentes à função. Precisa expressar uma atitude de excelente receptividade diante do aluno e assegurar um clima motivacional.
O subsistema de tutoria, muito mais que um aspecto estrutural e de assistência ao estudante, deve ser visto como o atendimento à educação individualizada e cooperativa e numa abordagem pedagógica centrada no ato de aprender que põe à disposição do estudante-adulto recursos que lhe permitem alcançar seus objetivos no curso, de forma mais autônoma possível.

Pedagogia é a ciência da educação. Segundo LUAIZA,B.A a aplicação dos conhecimentos produzidos a partir das pesquisas científicas nesta área permitem o desenvolvimento da tecnologia pedagógica cujo objetivo é o desenvolvimento de serviços científico-técnicos que permitem a reflexão, ordenação, a sistematização e a crítica do próprio processo pedagógico, do processo educacional e doprocesso educativo.

MT. Profº Darcy Chaplin Savedra de Araujo e MT. Profª Adriana Maurina C. S. de Araujo
Adri Maurina Darcy Araujo

Criar seu atalho